São exatamente 03:15 da manhã do dia 22 de maio de 2020, momento esse que terminei de ler “The Ballad of Songbirds and Snakes” (A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes) da autora Suzanne Collins, livro esse que é um prequel da história de Jogos Vorazes, onde é contado sobre o passado do Presidente Corionalus Snow. Estou em estado de choque.

O que dizer sobre esse livro? Primeiramente, ele surra “A Esperança” de todas as formas possíveis. Essa obra consegue apresentar uma trama que retrata a sociologia aplicada dentro de Panem de um jeito nunca visto antes, não enfatizando de fato a vida do Snow, e sim um jogo de mentiras e trapaças onde a manipulação vigora de forma sútil e tortuosa.

A história não é cheia de ação igual a trilogia original, pois ela se baseia em diálogos que guiam até viradas chocantes na qual me fizeram perder o fôlego durante a minha leitura, tendo cenas extremamente viscerais que mostram o impacto da guerra em relação ao pensamento de uma nação que está sendo reerguida.

O enredo é visto a partir do ponto de vista do Snow, porém a história em si é toda voltada a tributo do distrito 12, Lucy Gray Baird, na qual sustenta todos os núcleos da história mesmo que indiretamente. Uma prova disso é o título do livro que se remete aos dois personagens de forma clara e bem direta em relação ao que acontece na trama.

Um aviso: tudo que já sabemos sobre o que são os Jogos Vorazes e como essa prática doentia funciona é apenas uma versão lapidada do projeto original. O livro narra de forma brutal a realidade daquela época em relação a Capital e aos distritos num viés bem melancólico devido ao fato de se passar num período pós-guerra bem recente.

Se você gosta de Jogos Vorazes e pretende ler esse livro, já adianto que é necessário esquecer vários conceitos apresentados na série porque eles caem por terra ao decorrer da narrativa. O que mais me cativou são os detalhes que se amarram a trilogia original como um todo e que expandem muito mais os fatos que ocorrem na trama narrada por Katniss Everdeen.

É um livro fantástico, muito bem escrito e com viradas abruptas que te prendem na história. O final é completamente ambíguo e que te choca ao mesmo tempo que te faz entender todas as convicções do que viria ser o Presidente Corionalus Snow no futuro.

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes estará disponível no Brasil no dia 19 de junho de 2020, porém se você tiver interesse em adquirir o livro já na pré-venda, você pode adquirir pelo meu link a seguir:

EbookEdição física

 

Categorized in: