Em 2011, a jovem Catherine Middleton casou-se com o herdeiro do trono inglês, William. Com elegância, beleza e carisma, a então Duquesa de Cambridge cativou facilmente o coração dos britânicos, revitalizando a imagem da monarquia na Inglaterra do século XXI. Com a morte da Rainha Elizabeth II em 2022, Middleton ascendeu à posição de Princesa de Gales, título que sua sogra, a Princesa Diana, havia usado pela última vez. Em janeiro de 2024, foi anunciado que Catherine passaria por uma cirurgia abdominal e ficaria dois meses em repouso. Em março, após semanas de especulação, Middleton veio a público e anunciou que, após a cirurgia, foi diagnosticada com câncer e tinha iniciado quimioterapia, tornando-se o terceiro “Câncer Real” do ano.
De um início distante dos salões reais a uma das principais figuras no futuro da Monarquia Britânica, a jornada de Catherine Middleton ainda é breve e vive à sombra do legado de Diana.
Nascida em 9 de janeiro de 1982, em Reading, Berkshire, Catherine Elizabeth Middleton cresceu em uma família de classe média alta como a primogênita de Carole Middleton, fundadora de uma empresa de suprimentos para festas. Kate frequentou a Universidade de St. Andrews.
Desde a infância, Catherine demonstrou interesse por arte e cultura, tendo estrelado em adaptações teatrais de clássicos e desfiles inventivos, alimentando seu desejo de explorar o curso de História da Arte em St Andrews. Sua jornada na universidade não apenas a enriqueceu academicamente, mas também a levou a um encontro que mudaria o curso de sua vida para sempre, conhecendo o príncipe errante que viria a ser seu marido.
Um dos temas explorados durante a última temporada do drama histórico “The Crown”, o relacionamento de Catherine e William floresceu aos poucos durante os anos em St. Andrews, evoluindo de grandes amigos para namorados em poucos anos. O relacionamento de oito anos capturou a imaginação do público, e Kate tornou-se o novo alvo favorito da imprensa, recebendo o apelido de “Waity Katie” devido ao longo período que teve que esperar até o noivado.
O casal finalmente anunciou seu noivado em novembro de 2010, com o anel de noivado usado por Diana adornando a mão de Middleton. Em 29 de abril de 2011, em uma cerimônia suntuosa na Abadia de Westminster, Catherine Middleton tornou-se a Duquesa de Cambridge ao se casar com o Príncipe William. O Casamento Real foi um evento amplamente celebrado, com milhões de espectadores em todo o mundo sintonizando para testemunhar a união do casal.
Para especialistas, Catherine é o que a “Firma” queria que Diana fosse: elegante, carismática, sem ofuscar demais outros membros e sem provocar muitas polêmicas. A relação que Kate mantém com o legado de sua sogra é de profunda admiração, procurando imitar seu estilo, seja usando roupas baseadas em momentos-chave de Lady Di ou tentando se conectar com o povo, como Spencer fez durante seus anos como membro da família real, principalmente em suas interações com crianças.
Mãe de três herdeiros do trono inglês, Catherine é patrona de inúmeras instituições de caridade inglesas, usando sua influência e popularidade para advogar por questões como saúde mental, educação infantil e bem-estar familiar. Com a posição de Princesa de Gales, adquirida em setembro de 2022, Middleton tornou-se mais visível e popular dentro e fora da Família Real.
Os Altos e Baixos:
Durante seus anos como membro da Família Real, a Princesa sempre foi amada pelo público, mas enfatiza o quanto preza pelos momentos de privacidade junto de sua família. Desde o assédio de paparazzi em seus anos de namoro até fotos de topless tiradas em 2012, o atual casal de Gales procura criar limites entre seus serviços públicos e privados. Mas nem todos os problemas de Kate eram causados somente pela mídia: embora uma figura fundamental e popular dentro da Realeza Britânica, rumores de conflitos com a concunhada Meghan Markle e de traições de William estão entre os desafios enfrentados pela Princesa de Gales.
O anúncio em vídeo do seu diagnóstico, em março de 2024, veio após meses de especulações, respostas monossilábicas do Palácio e fotos adulteradas. Sem especificar qual tipo de câncer a acomete, a Princesa de Gales garante que está bem e que está nos estágios iniciais da quimioterapia, mas espera passar por essa situação delicada em seu próprio tempo e com privacidade.
Normalmente, pedidos de privacidade vindos da Família Real são prontamente ignorados, pois os membros da ‘Firma’ dependem do público para se manterem relevantes. Muitos acreditam que, devido à popularidade de Kate, à idade de seus filhos e a relação velada do Príncipe William com a imprensa após a morte de Diana, os pedidos de Middleton devem ser respeitados, pelo menos por enquanto.
Catherine Middleton personifica a elegância, a graça e a dedicação ao serviço que lhe foram atribuídos, com ou sem polêmicas. Desde seus humildes começos até sua ascensão à realeza, ela inspirou a Inglaterra e conquistou o mundo. A futura Rainha Consorte do Reino Unido passa por um momento delicado, mas é de se acreditar que Kate enfrentará esse infortúnio sem fraquejar, contando com o apoio de sua família e do público que a adora