Tom Cruise e Nicole Kidman foram um dos casais mais badalados de Hollywood, ficando casados por 11 anos e contracenando em três filmes juntos. O último filme que fizeram em conjunto foi a última obra do renomado diretor Stanley Kubrick, vista por muitos como um dos principais motivos para o divórcio do casal e a mudança de rumo na carreira de Cruise como ator dramático. Este thriller erótico, ambientado na véspera de Natal, traça paralelos com o culto sexual de Jeffrey Epstein e a luxúria nas sombras do mundo contemporâneo.
Baseado na obra “Breve Romance de Sonho“, “De Olhos Bem Fechados” segue Bill e Alice, um casal em um monótono relacionamento na Nova York da década de 1990. Quando Alice admite ter fantasias frequentes e extraconjugais com um oficial, Bill embarca em uma jornada erótica, mas acaba mergulhando nas sombras da elite americana.
Um dos temas principais do filme refere-se aos diferentes tipos de luxúria, com a banalização da carne em todas as ocasiões, onde o sexo é retratado direta ou indiretamente. Fantasias e desejos são explorados. A questão da fidelidade é central na trama: as fantasias de Alice – representadas em fotos sem cor – e a jornada de Bill por diversas experiências sexuais questionam o significado de ser fiel em um relacionamento. O filme também sugere diferentes formas de infidelidade e abuso, que podem ser emocionais, psicológicas e físicas.
O filme borra as linhas entre realidade e fantasia. As experiências de Bill muitas vezes parecem oníricas, e o próprio título sugere que os olhos do personagem estão abertos, mas ele está em um estado de sonho ou ilusão. As cenas da festa de máscaras, regadas a sexo em uma mansão, revelam a opulência em contraste com a vida mais mundana e sem barreiras de Bill e Alice, destacando as disparidades de poder e privilégio.
O uso constante de máscaras e espelhos trabalha com a ideia de diferentes personas e as principais diferenças entre a verdade e as diferentes camadas que as pessoas escondem. A presença da morte é sentida ao longo do filme, desde o início com a morte do paciente de Bill até a cena final no ritual, onde a possibilidade de morte é sugerida em vários momentos. A mortalidade e outros perigos servem como um subtexto constante que influencia as ações dos personagens.
Explorando a sexualidade, luxúria e desejos, o filme causou controvérsias dentro e fora dos estúdios, onde se diz que membros da elite norte-americana se sentiram extremamente atacados. A súbita morte de Kubrick em meio às montagens finais do longa é alvo de inúmeras conspirações. Agora, com o que é público sobre o escândalo envolvendo Jeffrey Epstein, o filme se mostra estranhamente contemporâneo.
Controverso até o fim, “De Olhos Bem Fechados” é a última obra de um grande diretor, que infelizmente não teve a chance de assisti-la finalizada. O último filme do casal Cruise e Kidman é divisivo e não é para todos os gostos, mas por esse motivo é um dos filmes mais condizentes com a persona criada pelo grande Kubrick.