Enquanto a televisão tem o Emmy, a música tem o Grammy e o cinema tem o Oscar, o teatro tem o Tony.
Os Tonys não são apenas uma oportunidade para exibir o quão culto você pode ser ou para testemunhar alcances vocais em performances de soprano arrebatadoras. Em um ano marcado por tensões políticas — especialmente no que diz respeito ao financiamento das artes nos EUA — certamente também haverá declarações poderosas no palco. A cerimonia de hoje vai ser apresentada por Cynthia Erivo, atriz multi talento que conquistou o seu Tony por “A Cor Púrpura”
Uma mistura empolgante de veteranos da Broadway e novos rostos concorre às principais honrarias deste ano, e os temas dos espetáculos indicados são tão ecléticos quanto os artistas que lhes deram vida. Na categoria de Melhor Musical, por exemplo, a criação artística em formato jukebox Buena Vista Social Club enfrenta Death Becomes Her, baseado no clássico cinematográfico homônimo; Dead Outlaw, que tem como coestrela um cadáver; Maybe Happy Ending, que explora a condição humana por meio de uma dupla de robôs aposentados; e Operation Mincemeat, uma comédia sobre um esquema britânico maluco — e real — durante a Segunda Guerra Mundial, que também promete arrancar lágrimas do público durante a interpretação, por uma atriz em plena forma de secretária, de uma balada sobre a redação de uma carta falsa.
Audra McDonald e Nicole Scherzinger se enfrentam na categoria de melhor atriz em musical, com Mcdonald quebrandos recordes com sua 11 indicação e potencial 7 vitória. George Clooney, Sadie Sink e mais integrantes da família de Sucession e Wicked tambem integram os indicados.
Atualização Pós Show: “Maybe Happy Ending”, uma história de amor envolvendo dois robôs abandonados, foi eleito o melhor musical, enquanto “Purpose”, um olhar ferozmente cômico sobre a família disfuncional de um ícone dos Direitos Civis, venceu como melhor peça. O prêmio de melhor revival de musical foi para uma releitura enxuta de “Sunset Boulevard”, enquanto “Eureka Day”, uma comédia sobre mandatos de vacinação, levou o prêmio de melhor revival de peça.
Em uma das disputas mais aguardadas, Nicole Scherzinger, estrela de “Sunset Boulevard”, superou Audra McDonald, de “Gypsy”, e foi nomeada melhor atriz em um musical. Interpretar um ícone de Hollywood descartado precocemente foi um papel transformador para a cantora das Pussycat Dolls, que admitiu publicamente ter enfrentado etarismo em uma indústria do entretenimento que nem sempre soube o que fazer com seu talento.
Sarah Snook foi eleita a melhor atriz em uma peça por “The Picture of Dorian Gray”, um tour de force solo no qual interpreta 26 personagens diferentes. Já o vencedor de melhor ator em uma peça, Cole Escola, interpretou apenas um papel em “Oh, Mary!” — o de uma primeira-dama alcoólatra e aspirante a cantora de cabaré. No entanto, Escola também escreveu o espetáculo, além de estrelar a produção
Os Vencedores são:
Melhor Musical
- “Buena Vista Social Club”
- “Dead Outlaw”
- “A Morte lhe Cai Bem”
- “Maybe Happy Ending”
- “Operation Mincemeat: A New Musical”
Melhor Peça
- “English”
- “The Hills of California”
- “John Proctor is the Villain”
- “Oh, Mary!”
- “Purpose”
Melhor Revival de Musical
- “Floyd Collins”
- “Gypsy”
- “Pirates! The Penzance Musical”
- “Sunset Blvd”
Melhor Revival de Peça
- “Eureka Day”
- “Romeo + Juliet”
- “Thornton Wilder’s Our Town”
- “Yellow Face”
Melhor Atriz em Musical
- Megan Hilty, “A Morte lhe Cai Bem”
- Audra McDonald, “Gypsy”
- Jasmine Amy Rogers, “Boop! The Musical”
- Nicole Scherzinger, “Sunset Blvd.”
- Jennifer Simard, “A Morte lhe Cai Bem”
Melhor Ator em Musical
- Darren Criss, “Maybe Happy Ending”
- Andrew Durand, “Dead Outlaw’
- Tom Francis, “Sunset Blvd.”
- Jonathan Groff, “Just in Time”
- James Monroe Iglehart, “A Wonderful World: The Louis Armstrong Musical”
- Jeremy Jordan, “Floyd Collins”
Melhor Atriz em Peça
- Laura Donnelly, “The Hills of California”
- Mia Farrow, “The Roommate”
- LaTanya Richardson Jackson, “Purpose”
- Sadie Sink, “John Proctor is the Villain”
- Sarah Snook, “O Retrato de Dorian Gray”
Melhor Ator em Peça
- George Clooney, “Boa Noite e Boa Sorte”
- Cole Escola, “Oh, Mary!”
- Jon Michael Hill, “Purpose”
- Daniel Dae Kim, “Yellow Face”
- Harry Lennix, “Purpose”
- Louis McCartney, “Stranger Things: The First Shadow”
Melhor Ator Coadjuvante em Musical
- Brooks Ashmanskas, “Smash”
- Jeb Brown, “Dead Outlaw”
- Danny Burstein, “Gypsy”
- Jak Malone, “Operation Mincemeat: A New Musical”
- Taylor Trensch, “Floyd Collins”
Melhor Atriz Coadjuvante em Musical
- Natalie Venetia Belcon, “Buena Vista Social Club”
- Julia Knitel, “Dead Outlaw”
- Gracie Lawrence, “Just in Time”
- Justina Machado, “Real Women Have Curves: The Musical”
- Joy Woods, “Gypsy”
Melhor Ator Coadjuvante em Peça
- Glenn Davis, “Purpose”
- Gabriel Ebert, “John Proctor is the Villain”
- Francis Jue, “Yellow Face”
- Bob Odenkirk, “Glengarry Glen Ross”
- Conrad Ricamora, “Oh, Mary!”
Melhor Atriz Coadjuvante em Musical
- Tala Ashe, “English”
- Jessica Hecht, “Eureka Day’
- Marjan Neshat, “English”
- Fina Strazza, “John Proctor is the Villain”
- Kara Young, “Purpose”
Melhor Roteiro em Musical
- “Buena Vista Social Club”, Marco Ramirez
- “Dead Outlaw”, Itamar Moses
- “A Morte lhe Cai Bem”, Marco Pennette
- “Maybe Happy Ending”, Will Aronson e Hue Park
- “Operation Mincemeat: A New Musical”, David Cumming, Felix Hagan, Natasha Hodgson e Zoë Roberts
Melhor Trilha Sonora Original
- “Dead Outlaw”, David Yazbek e Erik Della Penna
- “A Morte lhe Cai Bem”, Julia Mattison e Noel Carey
- “Maybe Happy Ending”, Will Aronson e Hue Park
- “Operation Mincemeat: A New Musical”, David Cumming, Felix Hagan, Natasha Hodgson e Zoë Roberts
- “Real Women Have Curves: The Musical”, Joy Huerta e Benjamin Velez
Melhor Cenografia em Peça
- Marsha Ginsberg, “English”
- Rob Howell, “The Hills of California”
- Marg Horwell and David Bergman, “O Retrato de Dorian Gray”
- Miriam Buether and 59, “Stranger Things: The First Shadow”
- Scott Pask, “Boa Noite e Boa Sorte”
Melhor Cenografia em Musical
- Rachel Hauck, “Swept Away”
- Dane Laffrey and George Reeve, “Maybe Happy Ending”
- Arnulfo Maldonado, “Buena Vista Social Club”
- Derek McLane, “A Morte lhe Cai Bem”
- Derek McLane, “Just in Time”
Melhor Figurino em Peça
- Brenda Abbandandolo, “Boa Noite e Boa Sorte”
- Marg Horwell, “O Retrato de Dorian Gray”
- Rob Howell, “The Hills of California”
- Holly Pierson, “Oh, Mary!”
- Brigitte Reiffenstuel, “Stranger Things: The First Shadow”
Melhor Figurino em Musical
- Dede Ayite, “Buena Vista Social Club”
- Gregg Barnes, “Boop! The Musical”
- Clint Ramos, “Maybe Happy Ending”
- Paul Tazewell, “A Morte lhe Cai Bem”
- Catherine Zuber, “Just in Time”
Melhor Design de Som em Peça
- Paul Arditti, “Stranger Things: The First Shadow”
- Palmer Hefferan, “John Proctor is the Villain”
- Daniel Kluger, “Boa Noite e Boa Sorte”
- Nick Powell, “The Hills of California”
- Clemence Williams, “O Retrato de Dorian Gray”
Melhor Design de Som em Musical
- Jonathan Deans, “Buena Vista Social Club”
- Adam Fisher, “Sunset Blvd.”
- Peter Hylenski, “Just in Time”
- Peter Hylenski, “Maybe Happy Ending”
- Dan Moses Schreier, “Floyd Collins”
Melhor Direção em Peça
- Knud Adams, “English”
- Sam Mendes, “The Hills of California”
- Sam Pinkleton, “Oh, Mary!”
- Danya Taymor, “John Proctor is the Villain”
- Kip Williams, “O Retrato de Dorian Gray”
Melhor Direção em Musical
- Saheem Ali, “Buena Vista Social Club”
- Michael Arden, “Maybe Happy Ending”
- David Cromer, “Dead Outlaw”
- Christopher Gattelli, “A Morte lhe Cai Bem”
- Jamie Lloyd, “Sunset Blvd.”
Melhor Coreografia
- Joshua Bergasse, “Smash”
- Camille A. Brown, “Gypsy”
- Christopher Gattelli, “A Morte lhe Cai Bem”
- Jerry Mitchell, “Boop! The Musical”
- Patricia Delgado e Justin Peck, “Buena Vista Social Club”
Melhor Direção Musical
- Andrew Resnick e Michael Thurber, “Just in Time”
- Will Aronson, “Maybe Happy Ending”
- Bruce Coughlin, “Floyd Collins
- Marco Paguia, “Buena Vista Social Club”
- David Cullen e Andrew Lloyd Webber, “Sunset Blvd.”