Para fechar o mês do orgulho LGBTQIAPN+, gostaria de falar sobre uma das maiores artistas drag, ícone trans, ativista, atriz e produtora de conteúdo do Brasil: DaCota Monteiro.
Natural de Ribeirão Preto e com mais de oito anos de carreira na internet, DaCota traz um humor ácido e completamente irreverente para todos aqueles que se aventuram pelo seu conteúdo. Ela iniciou sua trajetória como uma drag queen destemida ao falar sobre “RuPaul’s Drag Race”. Seu quadro “RuView” no YouTube se destacou pelas críticas pontuais e discursos que abordam aspectos sociais importantes para a comunidade LGBTQIAPN+.
Eu comecei a acompanhar seu conteúdo em 2018, durante a décima temporada de Drag Race. Confesso que muito do meu conhecimento sobre o background sociocultural da cultura drag foi formado por seu conteúdo. DaCota me fez entender como a arte drag se padronizou para o mainstream. Esse fenômeno promove discursos muitas vezes contrários ao verdadeiro cerne dessa arte, impactando a percepção pública do que é ser um performer drag.
Com o sucesso, DaCota expandiu seu público e criou novos quadros como “Kiki com a CoCota” e “Ponto D”. Esses quadros abordam temas relevantes com humor e absurdismos, como leituras de fics não indicadas para menores. Sua adaptação ao meio online, aliada ao histórico como atriz, prova que DaCota Monteiro é uma artista completa.
Sua notoriedade só cresceu, promovendo o quadro “Versão Black”. Nesse quadro, ela reimaginava personalidades icônicas, explorando a estética negra e abordando diretamente o impacto do racismo na cultura midiática e nos padrões de beleza atuais. DaCota teve um papel fundamental em conscientizar seu público com uma entrega formidável.
Além disso, DaCota venceu a primeira temporada do TNTDrag em 2020, apresentada por Desireé Beck. Ela foi host da segunda temporada em 2021. Participou do reality “Queen Stars Brasil” da HBO Max, e foi destaque no QG do “Corrida das Blogueiras”. Hoje, ela é host do podcast “Beeshas de Quinta”, apresentadora recorrente do canal DiaTV, e comediante nos shows “Gongada Drag” e “4Amigues”. Também teve sua estreia no editorial de moda na Vogue de junho deste ano. Com mais de 180 mil seguidores nas redes sociais, DaCota também está confirmada para “Corrida das Blogueiras: Uma Nova Chance” no canal Diva Depressão.
Enfim, se você ainda não conhecia o furacão que é DaCota Monteiro, agora conhece. Siga-a nas redes sociais e explore mais de seu trabalho. Esse trabalho é um marco para a cultura LGBTQIAPN+ no Brasil. E com isso, fechamos o mês do Orgulho aqui no Cafeína Colorida! <3