A beleza exótica de Marlene Dietrich não foi importada dos cabarés de Berlim sem um propósito maior O interesse repentino da Paramount pela atriz alemã foi uma maneira do estúdio competir com a MGM, que tinha importado a melancólica Greta Garbo. Mas ao contrário de Dietrich, que mantinha sua vida – e suas pernas- como um livro aberto para os demais, Garbo era avessa ao glamouroso e invasivo estilo de vida Hollywoodiano.
Nascida na Suécia de 1905, Greta Lovisa Gustafsson era uma criança que amava interpretar e criar brincadeiras, mas achava melhor ficar sozinha a ficar rodeada de pessoas. Aos 13 anos, decidiu ingressar em um teatro local e posteriormente abandonou os estudos, não chegando a terminá-los.
Mesmo sendo uma artista coadjuvante do cinema sueco da década de 1920 , chamou a atenção de cineastas americanos. A estrela do cinema mudo emigrou para os Estados Unidos, onde estrelou em filmes como Torrent e Carne e o Diabo. Em 1930, estrelou em seu primeiro filme falado, Anna Christie.
O interesse do público por sua vida pessoal e a cultura invasiva que vinha com o sucesso, fez com que Garbo se afastasse dos holofotes. Raramente vista em público e fora das telonas, a atriz nunca compareceu à cerimônia do Oscar, à qual foi indicada três vezes.Assim como Dietrich, Crawford e Hepburn; Garbo foi rotulada de ‘veneno de bilheteria’ após Arrecadações financeiras Infelizes de seus filmes na década de 1930
Depois de atuar em 28 filmes, Greta Garbo decidiu se aposentar, encerrando sua carreira de atriz aos 36 anos, preferindo uma vida tranquila à exposição extrema de Hollywood. Inúmeras propostas foram feitas para o retorno da diva às telonas, incluindo Billy Wilder, que propôs a ela o protagonismo em um pequeno noir conhecido como ‘Sunset Boulevard’. Todas as propostas foram recusadas, embora tenha recebido uma menção em Sunset , onde é descrita como um dos últimos grandes rostos do cinema.
Garbo, finalmente longe dos holofotes, desfrutou de sua longa aposentadoria colecionando arte e viajando com grupos seletos de amigos. Morou durante boa parte da vida em um apartamento nova iorquino, onde recebia poucos visitantes e continuava a desfrutar de sua melancolia. Adepta de caminhadas, a chance de ver Greta Garbo pelas ruas de Nova Iorque com grandes óculos escuros chamava atenção de muitos fãs da atriz
Mística e eremita até o fim, Greta Garbo batalhou contra um câncer de mama na velhice e , embora tenha se recuperado, nunca mais foi a mesma. Em 1990, a Esfinge Sueca morreu, aos 84 anos, em consequência de uma pneumonia.
Mesmo mantendo uma carreira breve, Greta Garbo é uma das figuras que mais encapsula o glamour da Era de Ouro de Hollywood, com suas expressões estóicas e performances cativantes. O dilema de ser uma das mulheres mais admiradas do cinema e ao mesmo tempo detestar a atenção que a fama proporciona é algo que só a Esfinge Sueca poderia responder. Mesmo clamando por solidão e para que a deixassem sozinha, foi difícil de não se encantar pela enigmática figura de Garbo.