O clássico de Billy Wilder, ‘Sunset Boulevard’ é um dos maiores clássicos do Cinema, explorando a cultura do descarte na indústria cinematográfica. A performance de Gloria Swanson como a estrela caída Norma Desmond, rendeu a atriz do cinema-mudo uma indicação ao Oscar de Melhor atriz. Embora não tenha levado a estatueta pra casa é uma das performances mais impactantes da história.

Em ‘Sunset’, Norma Desmond é uma atriz que há muito foi abandonada por seus fãs e associados de Hollywood, se isolando em sua suntuosa mansão na ilusão de que ainda tem relevância. Ao mesmo tempo, um roteirista endividado cruza o caminho da Diva, uma situação que se provaria fatal para todos os envolvidos

Décadas seguindo seu lançamento, a tragédia de Norma Desmond tentou ser adaptada por outras mídias, com uma infinidade de nomes vinculadas aos projetos. Os planos de um musical só se tornaram realidade em 1993, nas mãos de Andrew Lyod Webber, líricos britânico responsável por musicais como “Evita” e “Cats”. Mesmo tendo várias temporadas de sucesso, o musical está longe de ter um histórico lisongeiro, muitas vezes envolvido em batalhas legais e prejuízos financeiros

Na produção da West End, a diva do teatro Patti LuPone deu à vida a personagem principal, com a condição de que iria continuar com o papel quando a peça chegasse a Broadway. Ao mesmo tempo, Glenn Close interpretava Norma em uma montagem em Los Angeles. A performance da atriz indicada ao Oscar chamou a atenção de Llyod Webber, sem notificar LuPone, escalou Close para quando a produção chegasse na Broadway.

Depois de abandonar a produção londrina – e descontar todo seu descontentamento em seu camarim com a ajuda de uma luminária- Patti Lupone processou Andrew Lyod Webber por causa da quebra de contrato e venceu. A cantora nunca mais participou de uma produção do Liricista depois da ocasião, e já externou sua antipatia por Glenn Close em inúmeras ocasiões, principalmente quando a atriz era nomeada para alguma premiação.

A performance de Close, embora não seja musicalmente poderosa, mantém o peso dramático instituído por Swanson no filme de 1950. No Tony Awards de 1995, ‘Sunset’ levou 6 prêmios- incluindo o de melhor atriz. Outras interpretes notáveis que se arriscaram com Norma desmond foram: Elaine Paige, Betty Buckley, Rita Moreno e – em sua montagem nacional- Marisa Orth.

A produção de uma adaptação cinematográfica do musical se mantém em um limbo desde 2005, com promessas de Glenn Close retornando ao papel principal. Quando questionada sobre o filme, no MET GALA de 2022, Close afirmou que o filme estava muito perto de acontecer.

A existência de uma nova versão de ‘Sunset Boulevard” seria perfeito para apresentar esta história clássica a mais uma geração, alheia a existência do clássico de 1950.

Categorized in: