Quando as indicadas à categoria de ‘melhor atriz’ do Oscar 2023 foram anunciadas, o nome ‘Michelle Yeoh’ foi um dos mais aplaudidos. A performance inspiradora em ‘Tudo no Mesmo Lugar ao Mesmo Tempo’ foi aclamada tanto por críticos quanto por audiências, e o reconhecimento por parte da Academia, não veio como surpresa .
Sua indicação e vitória, além disso, carregam pesos históricos:Yeoh é a segunda atriz ‘não-branca’ a ter o prêmio de melhor atriz – a primeira foi Halle Berry, em 2002- e a primeira mulher asiática a ganhar. É a segunda vez que uma mulher asiática é indicada a esse tipo de prêmio, com a primeira sendo há mais de 80 anos.
Desde o alvorecer de Hollywood, atrizes com ascendência asiática tinham suas oportunidades em papéis reduzidos ou vetados completamente. Atrizes como Anna May Wong eram normalmente colocadas como estereótipos de bibelôs exóticos, sedutores ou submissos enquanto o protagonismo ia para uma atriz branca com camadas de maquiagem para imitar a aparência de mulheres asiáticas.
- Notoriamente, Anna May Wong demonstrou desgosto quando o papel de O-lan lhe foi negado em ‘The Good Earth’ por ser, de acordo com os produtores, ‘oriental demais’. O papel foi interpretado pela atriz alemã Luise Rainer (1910-2014) com a ajuda de próteses e maquiagem. Rainer ganhou o Oscar de Melhor atriz de 1938 por sua performance.
As poucas vezes que atrizes asiáticas tiveram seu reconhecimento, era por performances que propagaram estereótipos durante décadas: se não fossem donzelas submissas ao parceiro, eram fatais, maléficas e não confiáveis. Com o fim do Código Hays, um conjunto de regras que colocava miscigenação como algo inviável ou antiético de ser retratado , a presença de atores e atrizes com ascendência asiática aumentou consideravelmente, embora -infelizmente- ainda envoltos em estereótipos.
Atrizes como Ming-Na Wen, Lucy Liu e Michelle Yeoh; embora populares entre o público, tiveram poucas oportunidades em papéis dramáticos ou que proporcionassem uma indicação ao Oscar ou outros prêmios . A comunidade asiática ainda passa por muitas ‘primeiras’ vezes .
A vitória de Michelle Yeoh é um momento histórico por diferentes razões: uma atriz da Malásia que construiu sua carreira do zero, presente na indústria há décadas e finalmente ganhando seu lugar sob o sol.
Talvez seja o início de um movimento, como a vitória de Halle Berry prometia há mais de vinte anos, ou talvez não passe de um momento…
Só o futuro pode nos dizer isso