Em 2018, a atriz americana Meghan Markle casou com o Príncipe Harry, caçula da Princesa Diana, se tornando a primeira americana a ingressar na Família Real Britânica. Essa, no entanto, não foi a primeira vez que uma personalidade de Hollywood esteve vinculada a realeza.

Sua predecessora? Grace Kelly, atriz ganhadora do Oscar de Melhor Atriz e princesa de Mônaco. Considerada uma das atrizes mais aclamadas do século XX, Kelly encantou o mundo com seu talento e sua beleza.

Nascida em uma família influente em novembro de 1929, Grace Kelly demonstrava aptidão para atuação e dança desde muito nova. Com a ajuda de seu tio, que era um diretor de cinema, conseguiu ingressar na Academia de Artes Dramáticas de Nova York.

Kelly teve sua estreia na Broadway aos 19 anos e foi escalada para seu primeiro filme aos 23. Depois de sua estreia, procurou aulas particulares para aprimorar seus talentos e logo foi ganhando seu devido reconhecimento.

Após sua performance no filme ‘Mogambo’ de 1953 , Kelly recebeu a sua primeira indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.

 Grace se tornou uma grande colaboradora do diretor Alfred Hitchcock, e estrelou em filmes como “Disque M para matar”, “Ladrão de Casaca” e “Janela Indiscreta”; Todos se mostraram sucessos de crítica e bilheteria, tornando a estrela em uma queridinha de Hollywood.

Em 1955, ganhou seu único Oscar pelo filme “Amar é Sofrer”, surpreendendo a todos e desbancando Judy Garland como a favorita por seu papel em “Star Is Born’. No mesmo ano, a consagrada atriz Olivia de Havilland apresentou Kelly ao Príncipe Reinante de Mônaco, Louis Rainier. Depois de participar de uma sessão de fotos com ele,

 começaram um relacionamento, e logo o noivado foi anunciado.

VIDA DE PRINCESA

Conhecido como o ‘Casamento mais antecipado do século XX’, a união oficial de Kelly e Rainier ocorreu em abril de 1956. Como princesa consorte de Mônaco, a carreira de atriz se encerrou menos de um ano após receber seu Oscar. Diretores, como Hitchcock e Herbert Ross tentaram promover um retorno às telas, mas seus esforços foram em vão.

Em seus anos como consorte, Princesa Grace foi patrona de inúmeras instituições de caridade do principado. Embora muitos membros da realeza europeia desprezassem as origens desta, Kelly sempre se mostrou devota e inquestionável para Mônaco.

Em 1982, aos 52 anos, Grace Kelly sofreu um AVC enquanto dirigia, perdeu o controle do seu carro e despencou de quase 37 metros. A princesa foi levada para um hospital, com danos no cérebro, tórax e fêmur. Sua filha, Stephanie, estava com ela no momento do acidente.

No dia seguinte ao acidente, Rainier solicitou que os aparelhos que mantinham Grace viva fossem desligados, incerto se sua consorte viria a acordar de seu coma. Grace Kelly morreu no dia 14 de setembro de 1982. Seu funeral contou com a presença de atores, filantropos, a Ex-atriz e Primeira Dama dos EUA Nancy Reagan. Representando a Família Real Britânica, Diana compareceu ao funeral, em um de seus primeiros eventos oficiais desde que integrou a monarquia.

Grace Kelly até hoje é lembrada com uma das atrizes mais belas e elegantes do século XX. Sua carreira, mesmo que breve, a colocou como uma das atrizes mais talentosas da Era de Ouro do Cinema. Kelly alcançou o melhor dos dois mundos, seja brilhando com um Oscar na mão ou com uma tiara.

Categorized in: